Textos
“A SAUDÁVEL IGNORÂNCIA”
Como o homem comum se sentiria se olhasse a Terra de cima. Se soubesse o espaço diminuto em que vivemos...
Como será que reagiria. Se tivesse noção do mundo precário em que vivemos.
Poucos milhares de quilômetros tem a circunferência da terra. Exatamente 40.075 km. Se o homem se distanciar da terra por apenas três mil pés ele já consegue ver a circunferência da terra.
A saudável ignorância faz muito sentido no que diz respeito ao espaço exíguo que coabitamos, pois se for dada a todos a noção exata de nossas dimensões, em pouco tempo milhões de pessoas cometeriam suicídio por entender que estamos enclausurados em uma cela minúscula sem chances de ir a lugar algum.
A síndrome do pânico seria endêmica. Gritos, urros, grunhidos de loucura assolariam diuturnamente os quatro cantos da terra, se é que assim podemos falar!
Esta desinformação sobre o logico protege a humanidade das poucas condições de vida que o ser humano detém.
Para ter uma ideia, se você pegar o seu carro e andar em linha reta, (se fosse possível) em 40 dias você chegaria no ponto de partida.
Estamos enclausurados num pequeno espaço e só nos sentimos livres porque a mente da maioria das pessoas não sabe a verdade do quão limitado é o seu raio de ação.
A meu ver, por este motivo é que de tempos em tempos é providenciada a ignorância extrema para que não nos desesperemos ao ter a certeza de que estamos presos em um planeta super habitado com mais de sete bilhões de seres humanos se debatendo para ver quem vai poder colocar as mãos nas riquezas tão limitadas!!!
Viva a liberdade por mais ignorante que seja, mesmo que para nos sentir livres precisemos parar com nossos questionamentos existenciais!!!
EDSON MILTON RIBEIRO PAES
Enviado por EDSON MILTON RIBEIRO PAES em 25/11/2014
Alterado em 25/11/2014