"BRASIL, A CULTURA DA OBVIALIDADE"
Sobressai neste teatro mambembe permeado pelo plantio da ignorância fértil, adubada por trabalhadores sem préstimos a Cultura da Obvialidade. Sim existe esta cultura. É a arte de falar o obvio. Em uma Nação que ninguém fala, quem dá algum tipo de grunhido, mesmo que seja pouco inteligível com um sotaque by Garanhuns, é considerado gênio. Incrível Amigos a pré disposição da massa em acreditar em palavras e não em feitos ou fatos. Qualquer imbecil que fala duas palavras em carreirinha a massa ja o promove a candidato a Presidência da Republica. Analisando mais detalhadamente eu vejo o Brasileiro padrão de uma forma muito emblemática se colocarem videos de peixinhos em aquários pode ter certeza que nos ônibus lotados, metros e trens vai ter milhares de pessoas fazendo biquinho.
Imbecis consagrados já foram aclamados candidatos do cargo majoritário desta Nação. Ladrões confessos ocupam os mais altos escalões da Política Tupiniquim.
Pessoas historicamente sem nenhuma ideologia, nenhum preparo ocupam cargos de relevância na Política Nacional. A impressão que eu tenho é que o Brasileiro padrão não quer ser surpreendido por soluções possíveis pois teria que se adequar a elas e isso lhes trariam problemas. É o mesmo fenomeno que é fartamente encontrado em assentamentos de sem tetos, quando vão pra casa nova a grande maioria volta pra favela pois na casa nova tem que tomar banho, limpar a frente de casa e na favela pode tudo. A vida teria que ser repensada, estudar, aprimorar seus préstimos e sobretudo se dedicar muito mais as suas atividades trabalhistas. A cultura da obvialidade lhes garante a mesmice mesmo que seja para passar fome alguns dias por mês, mas pelo menos o mes todo não fizeram quase nada ou nada. Já ouvi de funcionário a seguinte frase ao ser perguntado sobre o salário em determinada Empresa; Eles não pagam bem, mas eu fico porque também não se faz nada!!! Ninguém faz um time de basquete 100% com jogadores 50%, uma Nação é um time que tem que ser 100% se não a coisa não anda, não existe vitoria sem envolvimento. Também ouvi e isso não é isolado, é quase um consenso Nacional, Funcionários se dirigirem a seus chefes quando inquéridos sobre a quebra de algum equipamento; “Por acaso é teu???”, ou mesmo, “Deixa de ser puxa-saco”.
Então meus Amigos quando alguém vem e fala “A Cerveja esta Gelada”, e ela esta mesmo a grande massa acha aquilo o Maximo e já lança candidatura do mesmo a algum posto.
Esta Cultura define muito bem os destinos de nossa Nação em diversos quesitos. Na musica, na literatura, na pintura, nas artes plásticas em geral mas sobretudo no ensino onde nossos jovens chegam a Faculdade sem ao menos saber o abecedário.
A Cultura da Obvialidade meus Amigos é responsável pelo retrocesso histórico a que estamos sendo impostos por Partidos Políticos de baixíssimo nível. O Mundo assiste perplexo a nossa derrocada. Historicamente o Brasil chegou a ser um Eldorado, imigrantes de todos os cantos da terra acharam em nossa Nação ambiente propicio a progredirem, criarem seus filhos e ter um vida digna, hoje meus Amigos só vem ao Brasil escroques Internacionais, agiotas mau intencionados, criminosos fugitivos e investidores desonestos.
Tudo isso proporcionado por esta Cultura da Obvialidade ou do imediatismo ou da sacanagem.
Na esperança de que saídas sejam viabilizadas eu procuro a minha no velho continente!!!
(Edson M.R.Paes)
14/08/2014