What is competition?
Tenho assistido a empolgação em condecorar Vettel como o melhor piloto de todos os tempos.A meu ver um excelente piloto, assim como a maioria do grid. Devo ressaltar que para alinhar em um grid de Formula Um tem que ter a excelencia como qualidade. Mas me pergunto, andamos para frente ou para tras, pois Vettel ainda não bateu alguns recordes de Senna como de Monaco, ainda é mais lento em mais de um segundo mesmo depois de 20 anos. Eu sei que os criticos de plantão vão dizer que era outro motor, outro regulamento, enfim outra realidade. Mas eu ainda continuo perguntando onde anda a tecnologia, por onde esta se escondendo o espirito de competição¿ A meu ver, sob minha otica a Formula Um esta buscando idolos aposentados pois não tem ninguem com talento suficiente para explicitar o nome competição. Um campeonato que sagra um Campeão faltando tres provas para seu termino, com uma hegemonia tão distante dos outros a meu ver não traduz este nome competição.
Vettel sem duvidas é um excelente Piloto, mas vamos trocar de posição com qualquer outro do grid e ver se ele mostra a mesma performance.
Uma competição de verdade é quando se chega a seu termino pelo menos 20% dos Pilotos tem a chance de sagrar-se Campeão. Vettel a bordo da Red Bull correu sozinho o ano inteiro, as corridas que ele perdeu, as perdeu para os defeitos de seu carro e não para outro Piloto. Isso não traduz o espirito de competição, mostra uma categoria agonizante, as vesperas de perder seu interesse pois o publico não quer ficar vendo apenas um carro correr e o resto se arrastar tres segundos mais lento por volta. A muito Bernie Eclestone percebeu isso e tentou junto com Ross Brawn trazer um pouco mais de emoção quando deu aquele titulo ficticio a Jason Button, com uma Equipe fora de regulamento ele tentou mostrar que existia mais alguem alem de Schumacher. O Mesmo Schumacher que acabou com o prestigio da Formula Um no mundo todo. Agora tem Vettel, eximio Piloto mas que não traduz o estigma de uma Formula Um de verdade. Talvez o único Piloto que lhe possa fazer frente seja Alonso. Eu ainda vou alem em carros iguais Vettel não acompanharia Alonso nem de perto, mas isso são suposições e não acontecerá este confronto. Amigos uma categoria de renome mundial, de interesses multiplos acabou por se inviabilizar em custos estratosfericos onde é mais facil pegar milionarios que gostam de carros de corridas do que talentos, pois vias de regra os talentos natos acabam sendo barrados nos custos a que os milionarios decidem pagar para sentar seus trazeiros e brincar de carros de corridas. A dupla Adrian e Vettel se não for separada a Formula Um vai acabar com o resto de seu prestigio pois ano após ano menos pessoas ao redor do mundo perdem seu tempo para assisti-la.
Ninguem gosta de assistir uma luta que se encerra no primeiro golpe aos cinco segundos do primeiro round. A Formula Um construiu em varias decadas um prestigio com quatro cinco pilotos disputando titulo até a ultima etapa da temporada. Hoje vamos constatar neste final de ano Interlagos com menos de 50 mil pessoas, coisa que a Formula Truck acaba levando mais. Em 1972 na homologação da Pista eu estava la , assim como nos 20 anos subsequentes, incluindo as que foram disputadas no Rio de Janeiro, 120 mil pessoas computadas, eu não fazia parte da pesquisa pois furei para entrar assim como todos meus amigos e centenas ou milhares de pessoas que fizeram o mesmo. Quero mostrar com isso que enquanto tiver competição de verdade havera publico, mas com o advento Schumacher e agora Vettel as arquibancadas irão esvaziar sistematicamente. Um agravante, o mesmo esta acontecendo com o telespectador que prefere assistir qualquer coisa menos uma Formula Um obvia. A culpa não é de Vettel, a culpa fica por conta das Equipes de Aluguel tipo Ferrari e outras que estão ali no grid apenas para alugar carros. Aquele espirito de desenvolvimento, de competição acabou, basta que um milionario se disponha a pagar um monte de dinheiro que arruma uma cadeira para sentar. Ai um Piloto igual Vettel brilha mesmo sem andar tudo que pode. Sem bater recordes de velocidade que perduram por mais de 20 anos. Não há necessidade, seus concorrentes estão tão longe de sua realidade que ele já esta dando volta em cima de rivais.
Vettel neste ritmo batera Schumacher e construirá um historico irreal, não por não ter competencia e sim por falta de equipes que se disponham a competir de igual para igual. A Red Bull junto com Adrian Newei e Vettel é o único time que esta trabalhando para ser Campeão, os outros estão brigando para sobreviver dos alugueis de seus carros obsoletos!!!
Obs: Quero lembrar que esta é uma opinião minha e não verdade absoluta. É desnecessario que se aborreçam, apenas deletem ou descartem esta idéia. Muito obrigado.
Edson M.R.Paes
28/10/13
EDSON MILTON RIBEIRO PAES
Enviado por EDSON MILTON RIBEIRO PAES em 29/10/2013