Edson Milton Ribeiro Paes.
"Eterno Aprendiz"
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
LinksLinks
Textos


“O PODER E SUA FORÇA CORRUPTIVA”
 
O homem desde os primórdios demonstra sua aptidão vocacional. Existem os que tocam o piano e os que os carregam. Mas vias de regra o homem nasceu para produzir o suficiente para sua sobrevivência e dos seus. Mas também existe aquele homem que enxerga muito longe e vê no próximo a oportunidade de escraviza-lo. Todo homem que precisa do poder a qualquer custo é um fraco a procura de fortalecimento para seus medos e ou ambições. É claro que também existe um tipo de homem especial que busca o poder para diminuir as diferenças sociais. E este homem sim é grande, enxerga mais longe ainda e crê na possibilidade de distribuição de renda.
Pois na divisão de espaço e condições de vida neste plano existe lugar e alimentos para todos.
Muitos homens se revelam quando acessam o poder. Antes tão solícitos e compreensivos depois distantes e cruéis. Eu tenho visto ao longo de 50 anos diversos tipos de pessoas que ingressam na politica e todos sucumbem ao tentador e convincente vírus do poder. Religiosos, esportistas, empresários, pessoas que juraram defender causas importantes ,depois de um tempo enriquecem absurdamente e traem quem lhes ajudou a alçar voos mais alto. Mas eu ainda acredito no ser humano, pois eu mesmo já me dei provas que resisto a sedução do poder e do dinheiro fácil. Tenho convicção que existe pessoas que pensam igual e como tal poderão fazer um bom trabalho. Sei da força da corrupção, eu mesmo recuei quando percebi que não ganharia a batalha contra e teria que me aliar e fazer parte de toda sujeira. Renunciei ao cargo o qual tinha para não ceder a imposições corruptas. Mas também sei que a grande maioria se deita em berço esplendido e aceita as benesses das falcatruas. Vivemos um momento alheio a vínculos familiares e sociais. As pessoas se unem para se dar bem a qualquer custo. Articulam jogatinas, conchavos estelionatários para tirar dos menos favorecidos o pouco que tem. a falta de transparência nas contas publicas é que facilita boa parte da corrupção. A falta de instrução da população os impede de raciocinar sobre custos de serviços e produtos que o Governo utiliza. Temos visto ao longo de décadas placas com o custo de obras que não condizem com a realidade e mesmo assim a população desconhece de como fazer os cálculos para saber se está ou não aquele valor sendo abusivo.
Tenho observado ao longo do tempo pessoas antes tão equilibradas e integras se servirem da corrupção de forma tão gananciosa e imprudente. Tudo isso me levou a crer que já existia uma pré disposição latente a espera de uma oportunidade. Na máxima “A ocasião faz o ladrão eu discordo  peremptoriamente, a meu ver com toda a certeza e convicção ‘O ladrão faz a oportunidade”. No caso dos políticos a pessoa já milita no crime e busca na Politica a trincheira perfeita do Foro Privilegiado para se esconder e ter na justiça uma aliada cada vez mais complacente com estas praticas. Eu fico muito a vontade em discorrer sobre esse assunto pois conheço muitas pessoas e exemplos de todos os tipos. Enxergo longe antes da figura, da mascara carnal , o caráter do ser humano.
Há o que se mistura para poder diminuir as forças do mal, este é um herói, mas a maioria não quer se misturar e o mal tem crescido exponencialmente nas ultimas 3 décadas. Tenho minhas convicções sobre as urnas e até me provarem o contrario não farei uso delas. Mas entendo que se fossem isentas o voto consciente seria a forma mais rápida de limparmos o Congresso Nacional. Portanto a meu ver nestas eleições pouco se fará pela Democracia, a renovação tão esperada não vai acontecer. Quem hoje é ficha suja indica alguém “virgem” e continua tudo a mesma coisa. O mandato não é das urnas e nem do Povo. O mandato é de uma casta que os vende caro e em cash. Ministérios, Secretarias, cargos de primeiro e demais escalões são negociados tal e qual direitos de exploração de taxis em aeroportos. Rádios e Televisões, da mesma forma. Você tem dinheiro vivo compra, se não tem apenas observa. O poder se cercou de técnicas e leis a beneficiar suas ações. O Judiciário é apenas um equipamento (caro) da corrupção. Tal e qual aquele Delegado de cidades populosas que na madrugada solta meia dúzia de detentos para assaltar e trazer dinheiro para dividir com plantonistas. O STF e toda a Magistratura Brasileira se parece muito com aquele Delegado. Mas é claro que tudo isso pode ou não ser verdade. Deve ou não ser regra. Parece ou não ser verdade. Mas a constatar as ações dos Ministros tudo isso me parece muito real.
O poder corrompe, corrói a moral e transforma o cidadão em um lixo humano. Em carne putrefata com cheiro de fezes velhas.
A meu ver é isso que representam para mim.
Uma grande pena.
 
“TODO HOMEM QUE SE VANDE RECEBE MUITO MAIS DO QUE VALE”.

 
EDSON MILTON RIBEIRO PAES
Enviado por EDSON MILTON RIBEIRO PAES em 09/07/2018
Alterado em 09/07/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (EDSON MILTON RIBEIRO PAES). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários